ajuda - jogo das damas
Pág. ajuda jogos
 

 

Um jogo para 2 crianças, a partir dos 6 anos.
Peças: um tabuleiro xadrez (8x8); 12+12 peças de cores distintas

Explicação do jogo:
O tabuleiro é posicionado de modo a cada jogador tenha uma casa clara na esquina direita. cada jogador coloca as suas peças nas casas pintadas das 3 primeiras linhas do tabuleiro. Depois de tirar à sorte, um dos jogadores começa.
Objectivo:
Capturar ou imobilizar todas as peças do adversário.
Movimentação:
As jogadas são alternadas. Deve-se mover uma peça por jogada, em diagonal e para a frente, para uma casa adjacente. Só as casas pintadas são usadas e não é permitido recuar peças.
Uma casa só pode ser ocupada por uma peça de cada vez.
Captura:
A captura é feita quando uma peça pula sobre a peça adversária que esteja numa casa adjacente a ela, e pára na casa seguinte. Ela pode na sequência continuar a pular sobre outras peças a fim de as capturar. A jogada termina quando ela não tiver mais peças adversárias para pular.
Note que o 1º movimento de captura é sempre para a frente, mas a partir daí é permitido na mesma sequência capturar também para trás.
As peças capturadas são retiradas do tabuleiro. A captura é obrigatória, isto é, sempre que uma peça tem condições de fazer uma captura, deve fazê-lo.
Promoção a dama:
Sempre que uma peça alcançar a última linha, torna-se dama. Para marcar a promoção, costuma-se colocar segunda peça em cima da peça promovida.
Várias peças podem ser promovidas no mesmo jogo. Uma dama pode-se movimentar tanto para a frente como atrás.
Final do jogo:
O jogo termina quando um dos jogadores não tiver mais peças ou não puder movimentar nenhuma das suas peças. O outro jogador é declarado vencedor.
O jogo também termina se um dos jpgadores desistir por considerar não ter condições de ganhar. É ainda possível que os dois jogadores, de comum acordo, decidam parar o jogo e considerar o resultado como empate.

[início pág.]