ajuda - jogo do xadrez
Pág. ajuda jogos
 

 

Um jogo para 2 crianças, a partir dos 8 anos.
Peças: um tabuleiro xadrez (8x8); 16+16 peças de cores distintas

Explicação do jogo:
Cada jogador começa com 16 peças, dispostas na 1ª linha na seguinte sequência: torre, cavalo, bispo, rei e dama (a dama na casa da sua cor), bispo, cavalo e torre. Na segunda linha 8 peões. Note que a torre da direita deve estar numa casa branca.

Objectivo:
Capturar o rei adversário.

Como jogar:
A cada vez um jogador faz um movimento. As peças tem movimentação diferenciada, o que faz com que tenham valores diferentes:
- Rei – é a peça mais valiosa pois se fôr capturado o jogo termina; pode movimentar-se em qualquer direcção, mas só uma casa; não pode mover-se para uma posição em que possa ser imediatamente capturado;
- Dama – é a peça mais poderosa; pode ir para qualquer direcção;
- Torre – movimenta-se na horizontal e na vertical;
- Bispo – movimenta-se na diaginal;
- Cavalo – movimenta-se uma cas na diagonal e uma casa na vertical ou horizontal, afastando-se do ponto de que partiu; é a única peça que pode pular por cima de outros, no seu caminho;
- Peão – movimenta-se uma casa para a frente (da posição inicial pode avançar duas cas de uma bvez); captura avançando uma casa na diagonal (é a única peça cujo movimento na captura é diferente do movimento normal); nunca pode recuar; se chegar até à ultima casa de uma fila é promovido a qualquer outra peça (excepto a rei);

Captura:
Dá-se por substituição; uma peça captura a outra, ocupando o seu lugar. A peça capturada sai do jogo; não é permitido capturar peças da mesma cor.

Xeque:
Quando o Rei é ameçado está em Xeque; se não tiver defesa, é xeque-mate e é o final do jogo. A defesa contra um xeque pode ser de 3 tipos:
- mover o rei
- capturar a peça que está a colocar o rei em xeque
- colocar uma peça entre a peça que ameaça ou rei e o rei ( excepto se fôr um cavalo, pois este pode saltar por cima das peças.

Roque:
Trata-se de um movimento especial, em que o rei avança duas casas na direcção da torre e a torre salta por cima do rei. Pode ser feito com qualquer uma das duas torres, mas para isso é preciso que nem o rei nem a torre tenham ainda se movido. Além disso, é proibido fazer roque, quando o rei está em xeque.

En passant:
Assim que um peão avança duas casas, se ele parar ao lado de um peão adversário, o peão adversário pode acpturá-lo avançando na diagonal, como se o primeiro peão tivesse avançado apenas uma cas e não duas.

Final do jogo:
Se um jogador der xeque-mate ao outro, ele vence. Se um jogador não puder mover nenhuma peça mas não estiver em xeque, a partida é considerada empatada. Se um jogador não tiver material suficiente para dar xeque-mate ao outro (pelo menos uma dama ou uma torre ou dois bispos ou um bispo e um cavalo ou um peão, que possa ser promovido), també, é um empate. Ainda é possivel que, em qualquer momento do jogo, os dois jogadores de comum acordo considerem a partida como empatada. Um jogador que achar que não tem mais hipóteses, pode abandonar a partida, dando a vitória ao adversário.

[início pág.]